Quando se fala de porta de enrolar automática, um componente essencial para fazer todo o sistema funcionar é o motor. Também conhecido como automatizador, esse equipamento conta com toda a tecnologia necessária para operar a porta sem esforço humano. Leia esse artigo e saiba quais são os componentes que tornam esse item o coração dessa estrutura.
Um automatizador para porta de enrolar é desenvolvido para várias aplicabilidades tais como residências, comércio, indústria, etc. De acordo com as medidas da porta é necessário um equipamento de potência adequada para suportar seu peso e fazer sua correta movimentação, oferecendo toda segurança e comodidade.
Geralmente, independentemente de sua potência, o automatizador para porta de enrolar tem um único funcionamento, já que ele que é responsável por tracionar as lâminas da porta na direção do eixo superior ao abrir ou desenrola o perfil metálico ao fazer o fechamento.
Componentes de um automatizador para porta de enrolar
Cada um dos componentes tem uma importante função no equipamento. Veja abaixo a lista de itens que formam um motoredutor para portas de enrolar e possibilitam seu funcionamento:
- Motor Eletromecânico
- Sistema de segurança de controle da temperatura que desarma o funcionamento do motoredutor em 130 C°. Assim que a temperatura chega aos 70 C° a operação pode ser retomada.
- Central de comando
- É onde ficam os componentes elétricos para acionamento do automatizador.
- Freio
- Dispositivo de parada que visa travar a porta quando o motor for desligado.
- Inversor de lado
- Dispositivo que serve para manter a corrente do acionamento manual do lado certo. Para efetuar o ajuste é necessário soltar os parafusos e girá-los em 180° colocando a corrente na posição adequada para utilização do automatizador.
- Limitador (fim de curso)
- Determina o limite operacional (parada, abertura e fechamento) da porta de enrolar. Nada mais é do que em um parafuso de rosca sem fim que deve ser ajustado de acordo com a necessidade.
- Acoplagem
- Dispositivo que serve para agilizar a instalação do automatizador para porta de enrolar, pois a engrenagem e a corrente de transmissão já estão fixas na chapa.
- Redutor
- É um sistema formado por engrenagens que são lubrificadas com graxa especial. Recebe temperatura elevada e toda força do motoredutor para porta de rolo.
- Esticadores da corrente de transmissão
- Parafusos que permitem movimentação do motor para frente ou para trás referente à corrente de transmissão (para funcionar é preciso que esteja esticada e com folga leve).
- Plug para conexão da central de controle remoto
- Por meio dessa conexão é possível instalar o receptor do controle remoto sem fio.
- Acionamento Manual
- Consiste em uma talha no corpo do motor que possibilita o acionamento manual (abertura e fechamento) em caso de emergência.
- Alimentação Elétrica
- Plugue para conexão à rede de energia (220V)
- Botoeira
- Componente com 3 botões com as funções subir, descer e parar a porta de enrolar.
- Caixa de proteção da botoeira
- Feita em aço inox com trava, confere proteção dos componentes da botoeira e impossibilita seu manuseio incorreto.
A Guaruportas disponibiliza os motores da Automatic Automatizadores, que tem certificação do INMETRO, NBR ISO 9001:2008 e IAF. Eles contam com garantia total de funcionamento e assistência técnica em toda a região, sendo ideais para portas de enrolar de aço, galvanizado, inox ou de alumínio.
Assista ao vídeo abaixo e entenda como se faz a instalação da porta de esteira da Guaruportas. Para saber mais, entre em contato com nossos técnicos!