Porta Automática de Enrolar

Porta automática de enrolar

Porta automática de enrolar: 13 dúvidas importantes sobre ela

É comum ter dúvidas sobre a porta automática de enrolar, antes de escolher o modelo ideal para seu projeto. Dessa forma, é possível ter certeza de que está fazendo a escolha correta para seu projeto em específico.

Afinal, a porta de enrolar é um dos modelos mais usados nos comércios. Mas ainda não é o modelo mais usado em casas e projetos em geral, além dos ambientes comerciais.

Saber mais sobre a porta automática de enrolar, esclarecendo 13 dúvidas comuns sobre o modelo é possível ter certeza de que a escolha será a ideal.

Então, confira abaixo tudo sobre as portas automáticas de enrolar!

Índice

Porta automática de enrolar

Muito embora pareça complicado, o funcionamento da porta automática de enrolar é bem simples.

O sistema é composto por um motor que é responsável por acionar a porta, abrindo e fechando conforme necessário. Uma corrente move o metal e um suporte onde a porta é enrolada durante a abertura.

Várias peças são parte do processo, para que o acionamento possa ser ainda mais seguro possível. Conforme as correntes do sistema se movimentam, a porta será levantada ou abaixada, permitindo o uso confortável do ambiente. Com a máxima segurança e agilidade.

Atualmente existem diferentes modelos de portas automáticas no mercado. No entanto, os 4 mais tradicionais, mais usados por atenderem diferentes demandas, são:

1. Porta automática de enrolar tipo tijolinho

O modelo de porta automática de enrolar tijolinho se parece com uma parede de tijolinhos, por isso recebeu tal nome.

Os espaços vazados são presentes no design, deixando o visual mais moderno e elegante. A peça permite entrada de ventilação e luz no ambiente, viabilizando a possibilidade de visualizar tudo no interior do ambiente.

2. Porta automática de enrolar tipo transvision

O modelo transvision é reconhecido no mercado por ser o mais moderno entre as opções mais tradicionais de portas automáticas de enrolar.

Toda a estrutura é composta por metal, com furos que são bem pequenos e permitem visibilidade do interior do ambiente de forma mais limitada que a opção de tijolinho.

Dessa forma, o ambiente terá iluminação natural e circulação de ar, mas sem tanta possibilidade de visualizar seu interior. O que aumenta a privacidade de quem usa o espaço.

3. Porta automática de enrolar tipo fechada

Mais tradicional existente no Brasil, o modelo fechado é visualizado como uma folha única de metal que isola completamente o espaço.

Quando, na verdade, a estrutura tem diferentes faixas de metal que são encaixadas formando o produto final que é visualizado.

Uma vez que a porta está fechada, não há qualquer visibilidade ou entrada de luz natural no ambiente. Além disso, a circulação de ar é limitada no ambiente.

O modelo é o mais resistente entre as opções oferecidas no mercado. O que permite maior segurança para o ambiente, evitando invasores.

4. Porta automática de enrolar tipo grelha

O modelo é muito confundido com o tijolinho, mas as diferenças são importantes. A versão grelha tem furos em formato oval, deixando espaços vazados em toda a sua estrutura.

O contorno do metal é mais grosso e costuma ter uma parte do portão fechado, para proporcionar segurança, visibilidade do interior do espaço e ventilação. Cada projeto tem o modelo ideal de porta automática de enrolar.

Porta automática de enrolar

Uma porta automática de enrolar é fabricada em ferro galvanizado ou alumínio. Ambos são materiais resistentes e de alta durabilidade. A diferença entre os materiais se dá principalmente em relação ao peso do produto final.

Uma porta de alumínio tem peso muito inferior ao mesmo modelo sendo de ferro. Além disso, o alumínio é mais maleável, enquanto o aço galvanizado é mais forte e pesado. O aço recebe tratamento que impede a formação de ferrugem em sua camada superficial.

Enquanto o alumínio não precisa receber o mesmo tratamento, por ser naturalmente mais resistente contra a corrosão da ferrugem.

Porta automática de enrolar

É importante saber que, existem diversos tipos de motores que podem ser utilizados em uma porta automática de enrolar. Mas, de forma resumida, os modelos se dividem em dois grandes grupos: monofásicos e trifásicos.

Eles se diferenciam principalmente em relação a capacidade de atender portas de pesos diferentes. O monofásico é recomendado para portões de até 850 kg e o trifásico é indicado para portões com peso na faixa de 1.000 kg.

O motor monofásico permite o uso de sistema nobreak. Além disso, a quantidade de acionamentos que a porta recebe durante o dia também deve ser considerado na escolha do motor. Considere:

  • Comum: de 1 a 6 aberturas por dia;
  • Médio fluxo: de 6 a 20 aberturas por dia;
  • Alto fluxo: acima de 20 aberturas por dia.

Porta automática de enrolar

A porta automática de enrolar é um produto versátil, que pode ser usada em diferentes tipos de projetos. Normalmente ela é aplicada em:

Comércio em geral

Habitualmente, no comércio o modelo escolhido é o fechado, por ser mais resistente e oferecer maior proteção para o ambiente.

Nas lojas com vitrines é possível usar o modelo de tijolinho, por ser um ambiente que já é protegido pelo vidro.

Lojas de shopping

Já em shoppings, o modelo mais usado é o transvision que oferece um design elegante. Além disso, proporciona também proteção para o material que está exposto através da porta automática e vitrine.

Por ser um modelo mais aberto, seu uso só é indicado para espaços com proteção adicional de segurança local.

Oficinas

Oficinas costumam ser beneficiadas pelo uso de porta automática de enrolar para dividir espaços e setorizar o galpão com eficiência.

Indústrias

Em indústrias sempre existem ambientes que precisam de proteção por causa do uso de produtos de risco naquela área. Além de existir a necessidade de separar setores.

A porta de enrolar possibilita a delimitação de entradas, não ocupa muito espaço e facilita o uso eficiente do ambiente.

Residências

A garagem externa de uma residência costuma ser o local ideal para instalação da porta automática de enrolar. Principalmente quando não há espaço suficiente para portas basculantes ou de correr.

Já garagens com outras proteções como um outro portão, permitem o uso de modelos como o portão de grelha ou tijolinho, que conseguem oferecer a ventilação desejada para o ambiente.

A porta automática de enrolar pode ser instalada em diferentes cenários, seja na parte de dentro do ambiente ou na parte externa.

Afinal, não é sempre que o local permite a instalação interna, seja por falta de espaço ou por dificuldade na logística de uso.

Nesses casos, a alternativa externa é muito semelhante ao modelo de uso tradicional.

No modelo convencional o motor e a barra de fixação da folha de metal ficam na parte superior interna do local instalado. Já no modelo externo, o sistema fica exposto e embutido na parede.

As peças usadas são as mesmas, com a diferença da caixa de proteção onde são instaladas e depois afixadas na parede superior. Assim, não há risco de danos na automação da porta.

Porta automática de enrolar

Quando realizada com a periodicidade ideal, a manutenção de uma porta automática de enrolar é simples.

Nunca utilize a abertura da porta de forma manual, para evitar desajustes no funcionamento do sistema. Além disso, a abertura manual pode causar amassamentos em sua porta e dificultar a abertura e fechamento de modo automático.

Lubrificar todas as correias e a guia da porta é parte fundamental para manter seu funcionamento adequado.

A lubrificação deve ser feita de tempos em tempos com o uso de graxa adequada para tal. Um dos sinais de que é o momento ideal para manutenção é o ruído emitido pela porta automática de enrolar.

Outro sinal para ficar de olho é a velocidade de abertura e fechamento, que é reduzida quando a porta precisa receber manutenção.

Porta automática de enrolar

A porta automática de enrolar é um sistema seguro, que não depende do contato direto da pessoa com o peso do metal.

Além disso, alguns modelos possuem sistema antiesmagamento, antiqueda e trava lâminas, impedindo a descida da lâmina de metal de maneira descontrolada. O que seria um fator que pode desencadear acidentes.

A abertura automática do portão também minimiza riscos de invasões, bem como, viabiliza que durante o acionamento a pessoa não esteja exposta. O que minimiza significativamente os riscos do cotidiano.

Porta automática de enrolar

Algumas pessoas possuem receio de investir no modelo e ver a conta de energia disparar. Ao contrário daquilo que se imagina, a porta automática de enrolar não mantém seu motor constantemente em funcionamento.

Por isso mesmo, o modelo não consome muita energia elétrica. Uma vez que o sistema de corrente de energia que apenas é ligado quando ocorre o acionamento.

Dessa forma, o gasto de energia só ocorre com a abertura ou fechamento do portão, o que faz com que o custo seja mínimo.

Em geral, o projeto viabiliza que exista outra porta por onde a pessoa conseguirá acessar o interior do ambiente em caso de falta de energia.

Dessa forma, é possível utilizar a talha manual que fica próximo ao motor para realizar a abertura e fechamento da porta.

No caso de projetos sem nenhum acesso alternativo o recomendado é usar um nobreak no motor. Dessa forma, a energia ficará garantida para momentos de queda, viabilizando o acionamento automático em qualquer cenário.

Porta automática de enrolar

A porta automática de enrolar é um modelo que pode ser produzido nas mais variadas dimensões que o projeto necessitar.

Portanto, não existe um padrão de largura a ser seguido. O ideal é analisar o vão de seu ambiente e tirar as medidas para escolher o tamanho correto para seu espaço e também o tipo de motor que é indicado para o ambiente.

Considerando que, o peso da peça final interfere diretamente no motor que precisa ser usado para suportar o acionamento do portão.

Porta automática de enrolar

É importante destacar que, o preço de uma porta automática de enrolar é calculado baseado em diversos fatores.

O tamanho do portão, por exemplo, é um fator decisivo, além de: modelo, pintura ou metal cru, material usado na fabricação, escolha de adicionais como acionamento por Bluetooth e nobreak.

Quanto mais completo é o projeto, obviamente maior é o valor final do investimento. No entanto, é importante escolher itens que deixem o acabamento de seu ambiente bonito e também contribuam para a comodidade e segurança. Fazendo com que o investimento seja válido.

A pintura, por exemplo, adiciona uma camada extra de proteção em seu portão, ao mesmo tempo em que personaliza a peça para combinar com o projeto.

Porta automática de enrolar

É fundamental escolher a empresa ideal para que sua porta automática de enrolar tenha a garantia desejada. Observe a credibilidade da empresa e a qualidade do produto, bem como, da instalação.

A Guaruportas é especializada em portões automáticos de enrolar, tendo mais de 15 anos de atuação no mercado.

Reconhecida pela qualidade dos produtos que oferece, a empresa tem sede em São Paulo e filiais em diversas cidades, como Rio de Janeiro e Maringá.

Além disso, oferece a venda e instalação de seus produtos em todo o país, sempre com garantia e assistência integral.

Entre em contato com a gente e conheça mais sobre a porta automática de enrolar fazendo seu orçamento.