Porta de enrolar não abre: saiba o que pode ser e como resolver!

Sua porta de enrolar não abre? O que pode estar acontecendo? Ela é manual ou automática? Essa é a primeira pergunta a ser respondida para que possamos chegar à origem do problema.

A verdade é que há inúmeros problemas que podem causar o travamento da sua porta de enrolar. Desde já, seja ela uma porta manual ou automática, a manutenção preventiva é indispensável. Você pode e deve seguir, quanto a isso, as indicações do fabricante.

De qualquer modo, se sua porta de enrolar não abre, é bom ter uma ideia do que está acontecendo. Alguns sintomas podem ajudar você a ter alguma noção, observando que enfocaremos as portas automáticas, já que os problemas em portas manuais estão contidos no escopo dos possíveis problemas para que sua porta de enrolar automática não abra.

Será culpa do capacitor? Ou será o mecanismo de acionamento?

No caso da porta automática, há dois problemas possíveis que podem estar ocasionando travamento da porta: o capacitor ou o dispositivo de acionamento.

No caso do capacitor, você percebe que a porta reage ao acionamento do dispositivo, normalmente um controle remoto, porém não tem força suficiente para subir. Nesse caso, a solução é fazer a troca do capacitor, que o problema estará solucionado.

O mesmo ocorre quando o problema é com o controle remoto, que pode estar danificado ou com a bateria fraca. Nesse caso, pode não haver qualquer reação ao acionamento do controle ou a porta pode não ter força para subir.

A solução é testar uma bateria alternativa para verificar se está ali o problema. Persistindo o mesmo, você pode optar pela troca do controle remoto.

Barulho na porta de enrolar é sinal de alerta

Se a sua porta de enrolar não abre, uma boa forma de identificar possíveis causas do problema é o histórico de barulho do portão.

Na verdade, o barulho, em si, é um problema, que indica que algo está errado e a porta pode parar. Uma causa muito comum é o rolamento gasto. Ele pode tornar o funcionamento do sistema irregular e aumentar o esforço do motor.

Quando isso acontecer, não postergue a visita de um técnico, pois a persistência do problema pode levar o motor a fundir e, como consequência, sua porta de enrolar pode parar.

Outros problemas que causam o barulho e podem levar sua porta de enrolar a parar são:

Sua porta de enrolar não abre? Você tem feito manutenção preventiva?

Como você pode observar, o portão eletrônico pode deixar de funcionar por inúmeras razões. A maior parte delas, como você pode observar, estão relacionadas à falta de manutenção preventiva.

Mesmo os portões manuais precisam de manutenção, porém, por serem mais complexos e incluírem mais dispositivos, os portões automáticos precisam ainda mais, sobretudo porque os problemas decorrentes da falta dela podem levar a danos severos e um alto custo para fazer o reparo ou mesmo substituir um ou vários mecanismos.

Sendo assim, siga as recomendações da Guaruportas quanto à manutenção.

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil e sugerimos que você assista a este vídeo para enriquecer visualmente a informação obtida.

Posted in:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *