Portão Automático de Rolo

Portão automático de rolo: o que saber antes de escolher um

O portão automático de rolo é um modelo muito procurado para atender demandas de comércios e residências. Mas muitas pessoas apenas conhecem a fama de durabilidade do produto.

E não sabem mais informações sobre o portão de rolo automático antes de realizar a compra de um modelo compatível com sua necessidade.

A abertura vertical garante que o modelo seja prático de abrir e fechar, além de poupar espaço no ambiente.

Sabendo mais sobre o portão automático de rolo, é natural querer comprar um modelo compatível com seu ambiente. Nós vamos revelar alguns detalhes essenciais para te ajudar a escolher a melhor opção ao comprar uma dessas portas.

Índice

portão de rolo automático

O portão automático de rolo é um modelo muito vantajoso para o uso em diferentes ambientes. Elencamos algumas das principais vantagens, confira:

Praticidade

O acionamento por controle remoto torna o processo de abrir e fechar o portão extremamente prático no dia a dia.

Segurança

O modelo não requer contato direto para sua abertura e fechamento. Por isso, os riscos de acidentes no dia a dia são menores.

Proteção

O metal utilizado para a fabricação do portão automático de rolo é forte, oferecendo proteção para diferentes ambientes e possibilitando minimização do risco de arrombamento.

Resistência

Seja contra a ação da ferrugem ou de choques físicos tentando arrombar o imóvel, o portão de rolo automático apresentará sua resistência, possibilitando que a estrutura não seja danificada.

Durabilidade

Em média um portão automático de rolo dura ao menos 10 anos. Com a manutenção adequada essa durabilidade é ainda maior.

Versatilidade

Com diferentes modelos, o portão automático pode ser usado com total versatilidade nos mais variados projetos.

Otimizado

O sistema de abertura permite que o modelo otimize espaço, evitando ocupar seu ambiente com peças desnecessárias.

portão de rolo automático

Atualmente o portão automático de rolo é fabricado em 4 modelos principais: transvision, grelha, fechado e tijolinho.

Sem dúvidas, o modelo mais tradicional é o fechado, composto por uma folha de metal sem nenhum furo ou recorte. O que faz com que ele seja também o mais forte e resistente entre os mais usados.

Enquanto o modelo transvision é muito presente em lojas de shoppings. Confeccionado em folha metálica com microfuros presentes em toda a estrutura, ele tem efeito de transparência na porta.

Já o modelo grelha é todo vazado com furos oblongos e tem também como contorno um metal bastante grosso. Isso possibilita uma estrutura mais resistente, sem abrir mão do benefício de permitir a entrada de ar e de iluminação externa.

E por fim, mas não menos importante o modelo tijolinho, que é formado por diversos furos de formato retangular intercalados, que compõem um visual de parede de tijolinhos.

A estrutura metálica em volta dos furos é mais fina e possibilita a visibilidade interna, entrada de luz e ventilação maior quando comparado aos demais modelos em questão.

Sempre é necessário destacar que, cada modelo é indicado para um tipo de projeto de acordo com a necessidade de cada ambiente.

Para ambientes nos quais o objetivo principal é obter a máxima segurança, a porta fechada é a melhor opção. Assim como é interessante fazer seu uso em garagens externas e galpões compartilhados.

Já para as lojas que ficam em shoppings ou galerias fechadas, a porta transvision é mais indicada, por combinar proteção e design para sua fachada.

As lojas que possuem vitrine e divisão de ambientes internos podem usar o portão automático de rolo tijolinho que tende a ser o mais indicado.

Nos ambientes que buscam segurança, mas não podem ficar completamente fechados o indicado é o uso do modelo tipo grelha, como o caso de oficinas, estoques de produtos e açougues.

portão de rolo automático

Atualmente os portões de rolo não são produzidos em ferro tradicional, que pode oxidar ou enferrujar.

Atualmente as peças são fabricas em ferro galvanizado ou alumínio que são materiais mais resistentes. O ferro galvanizado é um metal que adquire uma camada de liga de zinco, que impede o toque direto do ferro com a água e o sol.

Dessa forma, o ferro não oxida com facilidade e garante maior durabilidade para o uso do portão automático de rolo.

Enquanto o alumínio é um material naturalmente resistente ao efeito da oxidação e ferrugem. Ao mesmo tempo em que é resistente a eventuais danos físicos provocados na estrutura.

É interessante saber que, o portão automático de rolo não é fabricado em uma peça única de metal.

Na verdade, são faixas sobrepostas que chegam desmontadas e são montadas em seu imóvel. Dessa forma, cria-se o produto final que é resistente e durável, muito mais fácil de transportar e de instalar com eficiência.

Uma vez que elas são chapas compridas propositalmente fabricadas para um encaixe firme e fácil. O que garante rigidez ao material e diminui o risco de arrombamentos.

A única parte que é diferente é a última folha do encaixe, que tem acabamento único e completa o projeto.

São extremamente resistentes

Por causa dos materiais utilizados na fabricação do portão automático de rolo a estrutura de encaixe é resistente e durável.

Fazendo com que a ação do tempo e o uso frequente não causem danos ao produto ao longo dos anos. Bem como, seja possível conter eventuais tentativas de invasão e danos ao portão.

portão de rolo automático

Os portões automáticos de rolo podem usar dois tipos de motor de acordo com o peso do produto e a quantidade de acionamentos diários.

Sendo o tipo de motor monofásico para portões de até 850 kg e que recebem muitos acionamentos ao longo do dia.

Enquanto o motor trifásico é indicado para portão com mais de 850 kg e que é pouco acionado ao longo do dia.

Nos ambientes em que é necessário um portão muito grande e com muitos acionamentos, os profissionais especializados sempre indicam dividir o vão em dois equipamentos com diferentes sistemas de acionamento.

Dessa forma, é possível ter um funcionamento muito mais eficiente no dia a dia e sem desgaste desnecessário das peças.

Além de tudo que já foi esclarecido, é comum ter dúvida se o portão automático de rolo funciona em dias sem energia.

A abertura nesses casos pode ser feita se o sistema tiver nobreak, que garante funcionamento normal mesmo sem energia.

Bem como, pode acessar o ambiente por outra porta ou abrir manualmente o portão por meio do sistema próprio. Garantindo assim, acesso fácil ao imóvel.

O portão automático de rolo com motor tem manutenção muito simples no dia a dia. O principal é se certificar de que não há nenhum objeto sob a porta no momento do fechamento.

Dessa forma, evita danificar a estrutura de seu portão causando amassamentos no metal por causa dos objetos deixados no local.

Além disso, é recomendado que, a cada seis meses, faça a lubrificação das correias de acionamento com a graxa adequada para tal. Tendo como objetivo manter o acionamento rápido exatamente como o desejado para a segurança do espaço.

A cada 1 ou 2 anos é indicado receber a visita de um profissional para garantir que não existem problemas na estrutura do portão automático de rolo.

Diferentemente daquilo que ocorre com portas de madeira, PVC e vidro, o portão de aço ou de alumínio é indicado para ambientes externos, onde o contato com variações climáticas é constante.

Enquanto os demais materiais sofrem com deformidades por causa das intempéries climáticas, o aço galvanizado e o alumínio são ideais justamente para suportar todos os climas.

O contato prolongado com sol ou chuva não gera ferrugem, oxidação e nem deformidades na sua estrutura do portão.

Portanto, eles são os materiais mais adequados para sua área externa. E com a pintura adequada, é possível personalizar a peça e adicionar mais uma camada de proteção ao produto. Fazendo com que o portão automático de rolo dure por muitos anos.

portão automático de rolo

É muito comum o receio de que o uso de portão automático de rolo cause aumento significativo de sua conta de energia elétrica. Afinal, existe o uso de um motor elétrico para abrir e fechar o portão.

Mas, na verdade, a energia elétrica só é consumida ao acionar o motor para abrir ou fechar o portão.

O que faz com que o consumo de energia fique na média de 3,60 kWh por mês para um motor acionado diariamente em imóvel residencial. Isso significa que, em média, o portão automático de rolo gasta aproximadamente R$ 3,40 de energia elétrica ao mês.

Não existe uma limitação específica para a largura de um portão automático de rolo. A peça pode ser personalizada para a sua necessidade.

O ideal é somente projetar a faixa de peso de acordo com o tamanho. Tudo para que o motor seja capaz de atender a abertura e fechamento do portão com eficiência e agilidade.

Em alguns casos, considerando o peso o fabricante indica o uso de duas folhas com sistemas independentes de acionamento.

Mas, somente no caso de ambientes com tamanho muito significativo como indústrias. Geralmente, em residências apenas um portão é suficiente para o funcionamento eficiente e seguro.

portão automático de rolo

O portão automático de rolo é por si só muito prático de utilizar como estamos mostrando ao longo do conteúdo. No entanto, ainda existem diversos acessórios que tornam o uso dessas peças ainda mais simples. Personalizando seu projeto, confira:

Trava antiqueda

A trava antiqueda é um artigo instalado junto ao motor que trava o portão caso haja alguma variação de velocidade no processo de abertura ou fechamento. De modo que, evita acidentes com o portão despencando sobre os usuários, por exemplo.

Canaletas telescópicas

As canaletas tornam o acabamento interno do portão mais bonito. Além de evitar que ocorra algum deslocamento equivocado da placa de metal usada no portão.

Controle remoto

O controle remoto é o que torna o uso do portão automático de rolo prático e bastante seguro. Basta acionar de dentro do carro que a abertura do portão se inicia, mesmo a até 60 metros de distância do local.

Sistema Nobreak

Ideal para ambientes nos quais não há outro tipo de entrada, o nobreak possibilita acionamento do portão mesmo em caso de falta de energia.

Acionamento via Bluetooth

O Bluetooth é um sistema de acionamento que permite a abertura do portão pelo celular. O que possibilita maior segurança ao observar a movimentação no ambiente antes mesmo de iniciar a abertura ou fechamento do portão.

Sistema infravermelho

O sistema infravermelho tem como objetivo evitar acidentes e danos à folha de metal. Ele impede o fechamento do portão quando existe algo no caminho.

portão automático de rolo

O valor final do portão automático de rolo é calculado levando em consideração diversos fatores. Sendo o principal deles é a metragem da porta.

Além disso, cada item acrescentado ao projeto desencadeia alteração no preço final da peça. Sendo o investimento feito uma vez para obter um portão com vida útil mínima de 10 anos. Portanto, é um investimento com excelente custo-benefício e durabilidade.

O portão automático de rolo exige conhecimento e experiência para sua fabricação para entregar a qualidade esperada.

Afinal, diversos problemas podem ocorrer causados pela má instalação ou falta de qualidade dos produtos usados pelo fabricante.

Portanto, é fundamental investir sabendo que está adquirindo o produto de um fabricante responsável e que investe em qualidade.

A Guaruportas atua desde 2007 no setor de portas de enrolar automáticas, sempre prezando pela satisfação dos clientes e entregando portões eficientes.

Entre em contato com um dos nossos especialistas e solicite o seu orçamento de portão automático de rolo.